Back

Anvisa mantém status na União Europeia para insumos farmacêuticos

Avaliação

Anvisa mantém status na União Europeia para insumos farmacêuticos

Decisão foi tomada pelos representantes após auditoria realizada entre os dias 12 a 21 de junho.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 28/06/2018 00:09
Última Modificação: 28/06/2018 16:03

A Anvisa manteve o status de equivalência com os controles da União Europeia para Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). A decisão foi tomada pelos representantes da União Europeia após auditoria realizada entre os dias 12 a 21 de junho.

No período, a Anvisa e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) foram submetidos à auditoria da União Europeia que tinha como principal objetivo “avaliar o marco regulatório aplicável aos insumos farmacêuticos ativos para uso humano/período de 2014-2018”.

Durante as duas semanas, a equipe de auditores da Comunidade Europeia, os representantes da Anvisa e das vigilâncias sanitárias locais, visitaram fabricantes de IFAs nos estados de São Paulo, Piauí e Minas Gerais.

Na reunião de encerramento, o holandês Wim Riepma, auditor-líder, concluiu que não haver razões suficientes para retirar o Brasil do patamar de equivalência regulatória à União Europeia. No entanto, a União Europeia poderá direcionar recomendações para a Anvisa, visando aprimorar os controles e medidas de execução e atenuar as fragilidades identificadas.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial